top of page
Buscar

O que fazer em Ouro Preto nas segundas-feiras?

Obelisco do Tiradentes, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Foto: Anna Maria Toledo
Obelisco do Tiradentes, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Foto: Anna Maria Toledo

Quem visita Ouro Preto pela primeira vez costuma ouvir que “segunda-feira tudo fecha”. É verdade que alguns museus e igrejas não funcionam nesse dia, mas isso não significa que a cidade pare ou que não seja um bom dia para desbravar as ladeiras setecentistas. 

Independente do dia da semana, a primeira sugestão para quem vem a Ouro Preto, é ter sempre uma garrafinha de água, um sapato confortável, de preferência tênis, protetor solar e uma câmera fotográfica para registrar as paisagens mais bonitas do Brasil. 

Segunda-feira é uma grande oportunidade para sentir a cidade a partir da perspectiva do movimento dos moradores e as sugestões a seguir, misturam arte, história, mineração, gastronomia e experiências exclusivas. E, claro, se tem experiências exclusivas, tem o Palácio d’Ouro para tornar sua segunda ainda mais especial.


1. Visitando o Palácio d’Ouro – cultura viva em plena segunda-feira

O Palácio d’Ouro é o mais importante complexo arquitetônico e minerador do século XVIII em Ouro Preto. Uma das primeiras casas da antiga Vila Rica, o espaço passou por 15 anos de restauração e foi aberto para visitação há pouco mais de 3 anos.

Ao visitar o Palácio, o público tem a oportunidade de compreender a formação da cidade, o cotidiano das sociedades dos séculos XVIII e XIX e as técnicas de mineração de ouro que marcaram Minas Gerais. As visitações acontecem todos os dias, incluindo as segundas-feiras — o que faz do Palácio uma das poucas atrações abertas no início da semana.

Durante o percurso mediado, é possível conhecer:

  • A Casa Principal, com acervo original dos séculos XVIII e XIX;

  • Os jardins suspensos, que integram arquitetura e natureza de forma única;

  • Os mirantes com vistas privilegiadas de Ouro Preto — o Palácio está em um dos pontos mais altos da cidade;

  • A Mina de Ouro do Paschoal, localizada dentro do complexo, onde o visitante percorre galerias subterrâneas com mais de 300 anos.

Casa Principal do Palácio d'Ouro. Foto: Laura Costa
Casa Principal do Palácio d'Ouro. Foto: Laura Costa

As visitas têm cerca de 1h30 de duração, em grupos pequenos, garantindo uma experiência acolhedora e profunda. Visitas também disponíveis em inglês e francês, mediante agendamento prévio


2. Explorar mirantes e paisagens naturais

Ouro Preto é um convite à contemplação. Mesmo com atrações fechadas, a natureza está sempre aberta.

Paisagem de Ouro Preto. Foto: Anna Maria Toledo
Paisagem de Ouro Preto. Foto: Anna Maria Toledo

Entre os parques e mirantes mais bonitos para curtir na segunda-feira, estão:

  • Horto dos Contos - o Parque corta todo o centro da cidade de Ouro Preto, tendo três acessos, um pela Rodoviária de Ouro Preto, um pelo Museu Casa dos Contos e um pela Basílica de Nossa Senhora do Pilar. É bastante interessante para cortar caminho e conhecer caminhos que são pouco explorados no dia a dia da cidade.

  • Mirante São Sebastião - área alta da cidade e tem uma perspectiva de todo o centro histórico da cidade de Ouro Preto. O acesso pode ser a pé ou de carro e a vista é de tirar o fôlego. 


3. Aproveitar cafés, restaurantes e lojinhas artesanais

A cidade oferece ótimas opções para quem deseja apreciar a verdadeira culinária mineira, mas também oferece opções mais tradicionais e, até mesmo, internacionais.

Para uma pausa e um cafézinho, o Palácio d’Ouro Café oferece um cardápio com produtos da região e o melhor pão de queijo da cidade!

As lojas de pedras, esculturas, lembrancinhas e artesanato estão sempre abertas! E a feirinha de pedra sabão é parada obrigatória, é um ótimo momento para conversar com os artesãos, conhecer mais sobre a técnica e descobrir as histórias por trás de cada peça.


4. Visitar museus e igrejas que abrem às segundas

Lateral da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto. Foto: Anna Maria Toledo.
Lateral da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto. Foto: Anna Maria Toledo.

Alguns dos principais atrativos permanecem abertos:

  • Museu do Oratório - Apresenta uma grande coleção de oratórios e imagens dos séculos XVII ao XX. O acervo oferece detalhes da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos os oratórios, permitindo uma viagem pela história do Brasil.

  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo - A igreja foi projetada por Manuel Francisco Lisboa e posteriormente modificada por seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Vale ressaltar a presença de painéis de azulejos portugueses que remontam a  iconografia carmelita, sendo a única igreja em Minas Gerais a ter uma decoração interna como essa.

  • Teatro Municipal de Ouro Preto, a Casa da Ópera, é o teatro mais antigo em funcionamento das Américas

  • Museu Boulieu - O acervo reúne peças provenientes de variadas regiões do mundo nas quais se projetou a cultura ibérica levada pelos navegadores e conquistadores portugueses e espanhóis. A arte barroca tem aqui uma síntese de sua expressão global. A arte barroca, se defrontou e penetrou nesse ambiente: na religiosidade e nas manifestações estéticas derivadas do projeto colonizador de dominação dos povos nativos, gerando expressões únicas, entre outros efeitos sociais e econômicos historicamente conhecidos.


5. Conhecer a tradição da mineração em Minas Gerais

Para quem se interessa pela história do ouro, algumas minas de ouro também recebem visitantes às segundas. Além disso, no Palácio d’Ouro, você encontra:

  • Um mundéu original do século XVIII - estrutura usada no beneficiamento do ouro;

  • Explicações didáticas sobre todo o processo feito no mundéu;

  • A Mina de Ouro Paschoal, que preserva técnicas e estruturas do período colonial.


Venha viver e se apaixonar pelas histórias, paisagens, artes e memórias de Ouro Preto!

 
 
 

Comentários


Inscreva-se no Informativo do Palácio d’Ouro
Assine o Informativo do Palácio d’Ouro e receba, diretamente no seu e-mail, novidades sobre nossa programação cultural, conteúdos exclusivos sobre a história da antiga Vila Rica, bastidores das visitas mediadas e lançamentos especiais. Inscreva-se e acompanhe de perto tudo o que acontece em um dos mais importantes patrimônios do século XVIII em Ouro Preto.

 

© 2035 by Palácio d’Ouro.

bottom of page